sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Petrobras descobre maior área petrolífera do país

Petrobras descobre maior área petrolífera do país


A descoberta é equivalente às mais importantes do mundo. A nova fronteira se estende pelas Bacias do Espírito Santo, Campos e Santos e foi explorada a sete mil metros abaixo da linha d’água, em rochas denominadas pré-sal.
Para atingir as camadas pré-sal, que têm entre 5000 e 7000 metros de profundidade, a Companhia desenvolveu novos projetos de perfuração: mais de 2000 metros de sal foram atravessados. Somos a única empresa, na condição de operadora, com ou sem parcerias, que perfurou, testou e avaliou as rochas do pré-sal, até hoje.
Saiba onde se localiza esta camada:
De acordo com o diretor de Exploração e Produção da Companhia, Guilherme Estrella, "a área pode nos levar a uma nova visão e a novos conceitos de produção. Será um pólo produtor de óleo e gás muito longe da costa, diferentemente da Bacia de Campos, que se acessa por gasodutos e oleodutos. É uma oportunidade de criarmos novas tecnologias, de avançarmos com inovações".
Algumas dessas inovações serão inéditas para a Petrobras, como a abertura de cavernas no sal para servirem de reservatórios para o gás, até que entre em operação o projeto-piloto. Outra inovação em estudos é a geração de energia na própria área, que seria levada por cabos elétricos submarinos até a terra.
Também estão em avaliação as possibilidades de se manter uma usina térmica flutuante ou usar navios de liquefação de gás - para levá-lo até os terminais do Rio de Janeiro e de Pecém, no Ceará, de onde o produto seria injetado na rede que alimenta as termelétricas.
Veja a abrangência da área descoberta: 
Investimentos 
O volume descoberto, somente na acumulação de Tupi, que representa uma pequena parte da nova fronteira, poderá aumentar em mais 50% as atuais reservas de petróleo e gás do país, que somam hoje 14 bilhões de barris.
Com investimentos de US$ 1 bilhão, nos últimos 2 anos, foram perfurados 15 poços que atingiram as camadas pré-sal, sendo que oito deles foram devidamente testados e avaliados com as melhores técnicas da indústria petrolífera. Estes poços produziram óleo leve de alto valor comercial e grande quantidade de gás natural associado.
A meta da Petrobras é começar a produção em Tupi em 2010, com um projeto-piloto de 100 mil barris por dia (5% da produção nacional).
(extraído do site da Petrobrás)

Nenhum comentário:

Postar um comentário