Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Carregando...

domingo, 6 de maio de 2012

SEPARAÇÃO DE MISTURAS


As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. Temos que considerar em que estado físico essa mistura se encontra (sólido, líquido e gasoso), para poder ser separada.

Misturas Heterogêneas
São misturas que apresentam mais de um aspecto
Sólidos -  sólidos

Catação






Peneiração

Flotação

Método utilizado para separação de sólidos que apresentam densidades diferentes em um determinado líquido. O sólido mais leve (menos denso) flutua no líquido.

Levigação

Processo de separação de duas substâncias sólidas, em que se fundamenta no princípio de que a água pode arrastar corpos menos densos que ela, deixando os mais densos. 

Sublimação

Processo utilizado quando um dos sólidos sofre sublimação por aquecimento. Por aquecimento da mistura o componente que sublima separa-se no estado de vapor e a seguir cristaliza. Por exemplo, a purificação do iodo e a purificação da naftalina.
A mistura areia+iodo por aquecimento é separada através da sublimação do iodo, que volta ao estado sólido em contato com a superfície fria. Ao final a areia resta no béquer.

Imantação ou separação magnética


Dissolução Fracionada

Processo utilizado quando um dos sólidos da mistura é solúvel num determinado líquido.
Primeiro passo: adição de água à mistura. A água dissolve o sal, mas não dissolve a areia.
Segundo passo: filtra-se a mistura. A areia fica retida no filtro, enquanto a água e o sal dissolvido passam por ele.
Terceiro passo: aquecendo-se a solução, a água é eliminada por evaporação, restando o sal que pode ser utilizado novamente.


Centrifugação

Processo utilizado para acelerar o processo de decantação, onde se aplica o aparelho denominado de centrifugador. Nele, devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia, são arremessadas para o fundo do tubo.

Filtração
Separação de sólidos e líquidos
Decantação

A decantação pode ser feita também de uma maneira mais simples, utilizando-se um sifão através do processo denominado de sifonação.

Filtração a vácuo

A filtração por gravidade é, geralmente, um processo lento. No entanto, quando o sólido e o líquido formam uma mistura de difícil separação, pode-se acelerar o processo através da filtração a pressão reduzida, chamada habitualmente de filtração a vácuo (por sucção), que é feita utilizando-se um funil de Büchner acoplado a um frasco de Kitassato. A sucção do ar, com consequente redução da pressão, é feita por outro aparelho.

Separação solido e gasoso
Câmara de poeira


Líquidos e líquidos
Funil de decantação


Misturas Homogêneas
São misturas que apresentam um único aspecto
Sólidos e líquidos

Evaporação


Cristalização


Destilação Simples

Liquido - liquido
Destilação fracionada








Gasoso gasoso
Liquefação fracionada










TAREFA PARA OS PRIMEIROS ANOS


Após assistir aos vídeos, leia este tópico em seu livro didático, nas páginas 72 a 77, depois responda as questões das páginas 83, 84 e 85 e envie somente as respostas para o Email  mgteq@hotmail.com colocando o seu nome, número e série, até 15 de maio às 23:59






4 comentários:

  1. muito bom esse site me ajudou muito no meu trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cinthya, fico contente que goste e que faça intervenções. Obrigada

      Excluir
  2. Respostas
    1. Logo providenciarei a adição dos assuntos. Obrigada pela dica.

      Excluir